O Projeto

O projeto Jovens Defensores Populares é uma parceria entre a Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Agenda Jovem da Fundação Oswaldo Cruz, a Secretaria Nacional da Juventude, o Instituto de Referência Negra Peregum e o Levante Popular da Juventude.
 
Tem como objetivo formar 1.000 jovens defensores populares que atuem como agentes coletivos de mudança na identificação das violações, defesa e promoção de direitos em seus territórios, fortalecendo a participação da juventude na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Nosso público direto são jovens moradores de regiões periféricas, favelas, de comunidades tradicionais e de baixa renda.
 

FORMAÇÃO DE JOVENS DEFENSORES

Favorecer que os jovens conheçam, defendam e promovam os seguintes direitos:

– Direitos civis e políticos
– Direitos ambientais
– Direitos sociais, econômicos e culturais
– Direitos a partir das lutas por reconhecimento (direitos das mulheres, da população LGBTQIAPN+, da população negra, dos Povos e Comunidades Tradicionais e enfrentamento ao racismo).

MOBILIZAÇÃO DE AGENTES COLETIVOS DE MUDANÇA

Mobilizar a atuação coletiva de jovens como agentes de mudança em suas comunidades, através da realização de pesquisas de campo e desenvolvimento de ações/intervenções em seus territórios.

PROMOÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES LOCAIS

Contribuir para que os jovens atuem como defensores populares de direitos, com foco no combate às violações de direitos e a disseminação da agenda de acesso à justiça no Brasil.